Grupo de Engenharia e Sistemas Aeroespaciais de Macaé – UFRJ

Com o que podemos te ajudar?
< Todos os tópicos

Esboço de protocolo de segurança

GESAM – Esboço de protocolo de segurança

Autor: Patrick Martins Menengazi

Obs. Isto não é um protocolo adequado de segurança para testes estáticos, mas sim apenas uma série de sugestões a fim de diminuir os riscos.

Lembre-se risco existe em todo lugar, mas perigo pode ser evitado com precaução.

Preparando para o procedimento: (risco pequeno)

1. Conferir se os itens estão a disposição:
    • Skib;
    • Fio;
    • Bateria de 9V Carregada;
    • Multímetro;
    • Ferramenta para perfuração do solo
    • Manilha de cimento como barreira contra fragmentos em caso de explosão.
    • Epi;
  1. Escolher o local com menor chance de dispersão de fragmentos;
    • Observar se não há chances de atingir janelas ou outros locais;
  1. A divisão de tarefas é de extrema importância neste procedimento, pois evita que ações sejam puladas ou porventura passem desapercebidas. Definir posições e funções:
    • Quem será responsável pela segurança do grupo? Esta pessoa deverá estar a parte de todo o procedimento e deverá observar as ações de cada integrante no procedimento zelando por detalhes que passam desapercebidos, os demais deverão ter ciência de que a presença desta pessoa é para segurança de todos e por isto ela deverá ser ouvida sempre! Da mesma forma ela deverá ouvir as observações de cada integrante no momento da execução.
    • Quem ficará com a bateria todo momento?
    • Quem ficará responsável pela extremidade do fio onde a bateria será conectada para o acionamento? Lembrando que esta extremidade do fio deverá ser sempre guardada evitando curtos indesejados.
    • Quem vai conferir os fios, e a tensão da bateria?
    • Quem colocará o skib no fio?
    • Quem fará o furo e fixará o motor?
    • Quem colocará o skib no motor?
    • Quem vai segurar a manilha?
  1. Conferir se a bateria está carregada;
  2. Conferir se o fio passa corrente;
  3. Conferir se a tensão que chega a extremidade oposta do fio é acima de 8V.

Realizando o procedimento de montagem: (risco baixo)

1. Realizar um furo e fixar o motor na vertical na perfuração no chão com a profundidade no mínimo 3/5 do comprimento do motor.
  2. Garantir a fixação do motor na perfuração, socando o solo ao redor ou com adicionando algumas pedras ou ambos.
    • Obs.: espera-se que o motor libere no mínimo 120N, se o mesmo se desprender do solo irá longe!!!!
  1. Se possível colocar alguma manilha na vertical ao redor do mesmo. (vi que haviam algumas no local) A manilha funcionará como uma espécie de escudo contra fragmentos de PVC caso haja uma explosão aumentando a segurança no teste.
  2. O aluno que estiver com a bateria, em hipótese alguma deverá se aproximar do fio, independente da extremidade.
  3. O Skib (fio laranja que iniciará a chama) deverá ser colocado no fio do acionador antes de ser posto no motor, lembrando que cargas estáticas numa rara condição hipotética poderiam acioná-lo.
    • Embora nunca tenha visto algo assim, toda a medida para reduzir os riscos é bem-vinda.

Conferindo os sistemas (risco médio)

1. Conferir se a parte exposta do fio do acionamento em ambos os lados não se encontra em curto.
  2. Conferir se a parte externa do fio do skib não se encontra em curto;
  3. Se preciso for, poderá separar as duas partes paralelas do fio, se possível isole após unir com o fio de acionamento.

Iniciando preparação para ignição (risco alto)

1. Como sugestão, Introduza apenas 5 cm do skib no motor.
    • Se a chama iniciar no fundo do motor (próximo ao bulk) a pressão aumenta rápido demais, quando a queima inicia mais próximo a tubeira, a mesma se torna mais constante, diminuindo assim o pico de pressão máxima do motor.
  2. A extremidade do fio que ficará com o skib deverá ser posta no motor somente após o motor estar fixado no chão. (durante esta etapa somente 2 alunos deverão estar na zona vermelha (a menos de 50m) isso diminuirá o número de pessoas em risco.
  3. Garanta uma distância segura de 50m, se caso não for possível, o aluno que acionará o skib deverá estar atrás de alguma barreira de proteção enquanto os demais a uma distância acima de 50m.
  4. Avise as demais pessoas, pois será um som bem alto, alguns poderão se assustar e ver com maus olhos o teste. Se as pessoas estiverem informadas, ao invés de se assustarem, estarão torcendo pelo sucesso.

Iniciando a sequência de ignição (risco elevado)

1. Verifique se não há ninguém desavisado na área em algum ponto cego (atrás de vegetação)
  2. Informe de alto e bom som o teste que será realizado.
  3. Realize a contagem ao menos do 3, 2, 1, ignitar!, e encoste o fio.
  4. Lembre-se que se ocorrer uma explosão barro, detritos e fragmentos de cano serão arremessados em diversas direções, se houver a manilha, serão arremessados para cima e poderão levar de 1 a 3 segundos para retornarem ao solo, portanto se ocorrer alguma explosão espere ao menos 10 segundos para observar o resultado.

Falha no sistema (risco elevadíssimo)

1. Somente 1 pessoa deverá conferir a condição do motor e retirar o fio e squib de dentro do mesmo.
  2. Se não ocorrer ignição ao realizar o curto com a bateria tente mais 2 vezes. Se o mesmo não ocorrer aguarde 15 segundos antes de verificar se houve falha no motor ou no skib, pois a chama poderá ter iniciado lentamente até o pico de queima.
  3. Se for verificado que não ocorreu a ignição verifique com multímetro a bateria, e se a tensão chega na extremidade do fio acima de 8,5v. Se sim, troque o skib e repita os passos…..

Segunda tentativa (risco elevado)

1. Realize os passos novamente de 12 a 25.